Category Archives: brainstorm

brainstorm, experiência, inspiração

tic-tac-toc

A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio – aparelho especificamente construído para medida de tempo – diga o contrário.

(…)

Medir o tempo significa em princípio registrar coincidências.

O tempo, quando o Wikipedia também é um pouco poesia.

brainstorm, Sem categoria

esse negócio de ego é uma moda cafona.

“Estou certo de que vocês já perceberam o quanto é difícil permanecer alerta e atento, em vez de hipnotizado pelo constante monólogo que travamos em nossas cabeças.

(…)

Mas existem outras formas de pensar. Posso, por exemplo, me forçar a aceitar a possibilidade de que os outros na fila do supermercado estão tão entediados e frustrados quanto eu, e, no cômputo geral, algumas dessas pessoas provavelmente têm vidas bem mais difíceis, tediosas ou dolorosas do que eu.”

David Foster Wallace, em A liberdade de ver os outros

(a frase do título é uma pequena pérola de Caetano Veloso)

brainstorm, missiva

sou importante para algumas coisas.


Quando você volta a aparecer todos os dias é porque precisa que alguém te escute, que te anime, que ria da sua cara, que te diga algo que você não quer ouvir. Não de alguém. De mim. Faço o meu melhor show por alguns dias, até você voltar a não ligar. Não que eu não seja importante. Sou importante para algumas coisas.

Camilla Costa, em umas palavras para a imagem acima.

brainstorm

metalinguagem.

frasesefito

Segundo o Wikipedia, metalinguagem pode ser definida como a linguagem que fala da própria linguagem.

E usar o código para descreditar o código, seria o contrário de metalinguagem? Como chamaria-se isso?

arte, brainstorm

renovierung.

screen-shot-2011-07-26-at-110212-pm

“O fracasso pode ser fatal para políticos e cientistas; já os artistas sempre encontram uma forma de transformar uma experiência dolorosa em nova esperança”.

Alfons Hug

arte, brainstorm

cuide-se

sophie-calle

“Assim, diferentes autores afirmam que a internet constitui um perigo para os laços sociais, uma vez que, no ciberespaço, os indivíduos se comunicam permanentemente, mas se encontram cada vez menos. (…) enquanto o corpo deixaria de ser o ancoradouro real da vida, organiza-se um universo descorporificado, dessensualizado, desrealizado: o das telas e dos contatos digitalizados. O universo high-tech aparece, assim, como uma máquina de dessocialização e de desencarnação dos prazeres que destrói o mundo sensível bem como as relações humanas táteis”. Gilles Lipovetsky, em A Cultura-Mundo.

Ao ler esse trecho lembrei de Sophie Calle e da sua obra-paranóia, Cuide de você.  Nesse trabalho, que ela desenvolveu após receber um e-mail terminando um relacionamento, o conteúdo da mensagem de término virtual foi enviado para um pouco mais que 100 mulheres, para que elas interpretassem aquele fato para Sophie. Essa atitude, a artista explica dizendo que deixou para que aquelas outras mulheres interpretassem o que ela não entendeu. Mas, ela faria o mesmo caso tudo terminasse na mesa de um café?

screen-shot-2011-06-29-at-103748-pm